- Área: 392 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Alex Olguin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se situa em um terreno muito especial, com vistas diretas ao bosque adjacente, entretanto existem muitas restrições. O acesso é pela parte posterior e o terreno possui uma inclinação que baixa desde a entrada em direção ao bosque. A pesar de possuir uma grande área, o terreno tem muitas áreas protegidas, porque o espaço disponível para o desenho era limitado e irregular.
Sendo um casal em segundo matrimônio, com filhos adolescentes entrando na vida adulta, seus requerimentos eram diferentes: queriam uma casa separada em pavilhões onde possam ter espaços separados e conectados ao mesmo tempo. Ambos donos trabalham em turnos durante o dia e durante a noite segundo requerimentos, por isso, ter espaços separados de descanso era uma prioridade.
O contato direto com o bosque e a copa das árvores, somado ao pedido especial de usar pavilhões separados, apresenta uma oportunidade excelente de desenhar algo diferente. Assim, o desenho devia refletir seu estilo de vida através da arquitetura e com uma constante sintonia com o entorno.
Desenho:
Utilizamos as condições do terreno como valor agregado ao Projeto, com a grande presença das árvores e a inclinação como ponto de partida. Começamos com um pátio central, com piscina e terraço aberto, após atravessar um muro suspenso como entrada principal.
Este pátio central está rodeado por volumes separados: a garagem e sala de jogos por um lado e o pavilhão principal com as áreas sociais no outro. Desta maneira, é possível perceber as árvores e o bosque através da casa. A fachada do pavilhão principal, no nível superior, pode se abrir em sua totalidade em direção as árvores. Devido a inclinação do terreno, no momento em que a casa chega a esta fachada aberta, o nível do piso chega a altura das copas. Assim, o desenho permite que o bosque esteja 'diretamente no meio da sala'. A volumetria do projeto reconhece este valor agregado.
No nível inferior, imperceptível desde a rua, mas presente desde o bosque na parte baixa, um segundo pavilhão com os dormitórios está disposto em forma perpendicular no nível superior. Desta maneira todos os dormitórios gozam de vistas e uma relação direta com o bosque e o entorno.
A pavilhão House representa uma grande oportunidade para desenhar não somente com um programa especial, mas também a oportunidade de projetar com base na harmonia entre a casa e a grande floresta ao redor. A forma como a casa está relacionada com a floresta e vice-versa é o aspecto mais importante do projeto.
Ao projetar uma residência há uma grande responsabilidade na forma como impacta a paisagem. Residências continuarão sendo projetadas e as pessoas vão continuar a interagir com o seu ambiente, a nossa responsabilidade é a de projetá-las de uma forma que mantém uma interação harmonia, independentemente da presença de um edifício de arquitetura.